Blog do Boleiro

Comissão de arbitragem quer imagens da Globo para uso de tecnologia

Luciano Borges

Nada de câmera lenta ou ''zoom in''  para rever a jogada mais de perto, só o árbitro pode pedir para que o auxiliar de video confirme se ele tomou ou não a decisão correta, o equipamento deverá ser instalado ao lado do gramado, técnicos e jogadores não podem chegar perto.

Estas são algumas das orientações que a Fifa colocou no protocolo de auxílio da tecnologia nos jogos de futebol.  O document official sera enviado para as federações nacionais.

No próximo dia 15, terça-feira, a comissão de arbitragem da CBF vai se reunir no Rio de Janeiro para discutir como será aplicado o protocolo que autoriza o uso do video para tirar dúvidas durante os jogos. A entidade quer apressar o cronograma estabelecido na última reunião realizada em Londres. A Fifa fala em aplicar os novos recursos a partir de agosto de 2017. ''Queremos aplicar ainda em agosto de 2016'', disse Sergio Correa, presidente da comissão.

Para isso, ele já solicitou que a Fifa envie o documento com todas as orientações de como o uso da tecnologia poderá ser feito. No encontro que três dias de duração, dirigentes, observadores e árbitros vão tomar conhecimento de como serão feitas as primeiras experiências. ''O protocolo prevê treinamento, divulgação e aparelhamento antes de colocarmos para funcionar'', disse Correa.

Ele disse que já conversa com ''três empresas'' que estão oferecendo o serviço de captação e aplicação do sistema de video para a arbitragem. O custo, segundo revelou o jornalista Rodrigo Mattos no UOL (http://rodrigomattos.blogosfera.uol.com.br/2016/03/07/cbf-tera-de-gastar-r-15-mi-para-arbitro-de-video-ou-usar-imagem-da-globo/) chega a 15 milhões de reais por ano.

Para tentar economizar, a comissão de arbitragem está propondo utilizar imagens do sinal principal da TV Globo. ''Tem que ser a imagem bruta da tevê e cameras em seis linhas para conferir lances de impedimentos. Não pode sequer ter o audio da transmissão. A ideia é conferir no video o mais próximo possível das condições que os árbitros enfrentam'', disse Correa.

Mesmo assim, Sergio Correa faz coro à Fifa quando diz que os novos recursos de imagens não vão garantir 100 por cento de acertos. ''Esta mudança pode ajudar a tirar muitas dúvidas em lances de impedimento, aplicação de cartões vermelhos, se um gol é válido ou não. Mas não poder esclarecer todos os lances'', falou.

.

 

 

 

 

Na semana passada, a CONAF enviou por e-mail a circular 010 onde repassa as orientações para os homens do apito que vão trabalhar nas diferentes divisões do Campeonato Brasileiro de 2016.