Blog do Boleiro

Auxiliar distraído, time sem teto e inimigos amigos: vida de Athirson no PI

Luciano Borges

Athirson foi expulso.

O ex-lateral esquerdo formado no Flamengo do Rio de Janeiro é agora técnico do Flamengo do Piauí. E, na noite desta quarta-feira, ele comandou sua equipe na vitória por um a zero sobre o River, no jogo de ida da semifinal do Campeonato Piauiense. A partida foi disputada no estádio Albertão, em Teresina. Athirson recebeu o cartão vermelho.

Culpa do bandeirinha Francisco Nurisman Machado Gaspar , nível dois do quadro de árbitros da  CBF. Ele tirou o treinador do sério em dois lances.

No primeiro tempo, Nurisman estava, segundo relato de Athirson, ''olhando para a arquibancada'', pouco antes de anotar o impedimento de Augusto, do Flamengo, num contra ataque que prometia ser mortal. ''Ele estava lá olhando para o outro lado e até disse: 'o jogo está aqui', e ele não gostou muito. Mas quando ele olhou para o campo, viu o Augusto sozinho na frente e levantou a bandeira. Só que ele saiu de trás da zaga'', falou Athirson.

Na segunda etapa, o mesmo Francisco Nurisman não anotou um impedimento do ataque do River. Foi o suficiente. Athirson saiu do banco e reclamou com o assistente. Ele jura que até foi educado. ''Não falei palavrões. Nunca fiz isso nem quando era jogador. Mas disse que ele errou porque o cara estava impedido'', contou.

Na súmula, o juiz Antonio Santos Nunes explicou que expulsou Athirson porque o técnico insistiu ''em reclamar das decisões da arbitragem com gestos e palavras, dizendo 'só marca contra a gente, vamos marcar para os dois lados'. Esclareço que já tinha chamado a atenção anteriormente'', explicou o juiz do jogo.

O rigor dos árbitros não é a única novidade que Athirson está encontrando desde que chegou no Flamengo em janeiro. Para começar, ele dirige um time que a imprensa de Teresina chama de ''sem teto''. Isto porque o clube vendeu a sede e não tem um centro de treinamento próprio. ''Todo dia, a gente espera para saber onde o Flamengo vai treinar'', disse o repórter Sidney Santos, da Rádio Antares. 

A atual diretoria está colocando as finanças em dia. Economiza onde pode. A casa destinada ao técnico não tem internet nem televisão a cabo. Mas Athirson só tem elogios: ''Estou gostando daqui. A equipe está indo bem no estadual'', falou referindo-se à boa chance do Flamengo ir à final. Basta um empate com o River.

Athirson parece ter agradado. E ele foi pego de surpresa duas vezes. Na primeira, quando Zé Teodoro foi demitido do River, os torcedores do rival do Flamengo iniciaram uma campanha pela internet pedido a contratação do ex-lateral do Flamengo, Juventus (Itália), Santos, Cruzeiro e outras equipes, para ser o novo técnico.

Depois, durante a partida contra o Parnahyba, a torcida local começou a gritar o nome de Athyrson pedindo sua contratação. No dia seguinte ao jogo, o técnico ficou na cidade de Paranaíba para curtir uma manhã na praia e os boatos de que ele iria mudar de clube foi forte.