Palmeiras x River: sistema online vende ingressos em menos de dois minutos
Luciano Borges
A Federação Paulista de Futebol está informando aos clubes da primeira divisão que eles precisam estudar maneiras de acabar com cotas de ingressos para torcidas organizadas e criar um sistema online onde os compradores terão que fazer uma ficha de identificação.
Esta medida foi proposta na última reunião na Secretaria de Segurança Pública de São Paulo. A ideia é fechar o cerco em cima das uniformizadas, matando a venda terceirizada de bilhetes e impedindo a entrada de integrantes com histórico de violência.
O Palmeiras foi o primeiro clube a manifestar o apoio à medida. O presidente Paulo Nobre quer, e muito, vender os ingressos via internet.
Ele tem motivos.
Nesta ano, a venda de ingressos online dos jogos do Palmeiras passa de 70% do total comprado pelos palmeirenses. E vale também para as partidas em que o time mandou no Pacaembu.
Segundo a empresa que comercializa e faz o controle das operações, no clássico contra o Corinthians, no último domingo, 76% dos ingressos foram vendidos online. No confronto contra o Rio Claro esse número caiu muito pouco: 74%. E contra o Red Bull, no dia 24, 72% dos bilhetes vendidos foram via internet.
Sem a recomendação dos órgãos de segurança de São Paulo, a meta estabelecida era a de chegar a 80 por cento. No ano passado, a média de venda foi de 75%. Nas finais da Copa do Brasil, chegou à 77%.
Robson de Oliveira, presidente da FutebolCard, admitiu que, no início da temporada atual, uma mudança no sistema provocou lentidão na venda, mas garante que a nova configuração deu mais rapidez. Segundo o empresário, o tempo para um usuário efetuar a compra não chega a dois minutos.
Ainda segundo Robson, este é o tempo que os torcedores estão levando para adquirir ingressos na pré-venda de Palmeiras x River Plate, do Uruguai, último jogo da fase de grupos da Libertadores. O Palmeiras precisa vencer e torcer por tropeço do Rosario Central, para conseguir passar à fase mata-mata.