Aposentado, Paulo Baier estuda para ser técnico: “Tenho que estar no meio”
Luciano Borges
No último domingo, Paulo Baier parou de jogar. No próximo dia 25, ele vai iniciar o curso para treinador organizado pelo Sindicato dos Técnico de Futebol do Rio Grande do Sul. É apenas o começo. Aos 41 anos, Baier não vai largar o futebol. ''Eu gosto né. Tenho que estar no meio'', disse ao Blog do Boleiro.
Paulo disputou a última partida depois de 21 anos de carreira, vestindo a camisa do São Luiz de Ijuí, time da cidade onde nasceu e também por quem jogou no início. Assim ele cumpriu um dos desejos do pai Nani, já falecido. ''Ele queria que o Paulo encerrasse a carreira no São Luiz'', contou o empresário do agora ex-jogador Neco Cirne. Outra vontade paterna não deu para atender. ''Ele queria ver o filho no Grêmio'', revelou.
O filho de Nani bem que jogou bastante. Baier já foi o recordista de gols no Campeonato Brasileiro de pontos corridos: 106 tentos marcados desde 2003. Fred, a caminho do Atlético Mineiro, anotou 114 vezes. A lista de Paulo inclui 50 pelo Goiás (2004, 2005, 2007 e 2008), 13 atuando pelo Criciúma (2003 e 2014), 10 com a camisa do Palmeiras (2006) e 33 pelo Atlético-PR (2009 e 2013).
Além destas equipes, Paulo atuou pelo Botafogo, Atlético-MG, Santos, Vasco, América-MG, Santos, Pelotas, Sport, Ypiranga-RS e Juventude.
No São Luiz, ele encerrou a carreira com um empate sem gols diante do União Frederiquense, pela última rodada da segunda divisão do Campeonato Gaúcho. ''Foi uma despedida tranquila. Mas não foi como eu queria, porque não deu para classificar'', afirmou referindo-se à quarta colocação da chave. O União vai disputar o quadrangular que dá duas vagas na elite do futebol gaúcho contra Pelotas, Caxias e Brasil e Farroupilha.
Paulo Baier foi o artilheiro do time na Série B com seis gols.
Já no dia seguinte da despedida, enquanto visitava a loja de um amigo em Ijuí, Paulo anunciou o que pretende fazer: ''Quero ficar com minha família até começar este curso em Porto Alegre. Depois vou vendo devagar como fazer estágios e cursos para treinador. Vou com calma'', disse.
Neco revelou que o projeto inclui participar do curso de treinador de futebol ministrado pela CBF no segundo semestre, na Granja Comary, em Teresópolis (RJ). Depois, já está nos planos estudar em Portugal. ''Depois ele pode fazers estágios. Ele terá mercado'', aposta o representante do atleta.
Paulo Baier já vem dando palestras motivacionais para empresas. Depois de 21 anos de carreira, ele tem uma vida financeiramente estável. ''Por onde passei comprei alguma coisinha'', falou referindo-se a imóveis que aluga.
Daí a falta de pressa. Paulo quer continuar no mundo do futebol e garante que não terá recaída e voltar a jogar. ''Deu, chega'', garante.