Blog do Boleiro

Tite vai ver de perto Palmeiras x Santos; com ele no campo, mandante perdeu

Luciano Borges

Tite vai estar no Allianz Parque na noite desta terça-feira para acompanhar de perto o clássico entre Palmeiras e Santos. Desde que assumiu o comando da seleção brasileira, o treinador e sua comissão técnica botaram o pé na estrada e saíram para observar times e jogadores. No Campeonato Brasileiro, cinco jogos foram checados ao vivo nos estádios.

Mas uma coincidência pode deixar palmeirenses supersticiosos de orelha em pé: até aqui, quem jogou em casa sob o olhar de Tite, perdeu.

Nas partidas onde os auxiliares Cléber Xavier e Mateus Bacchi foram a campo, os mandantes venceram:  Corinthians 4 x 0 Flamengo, Santos 3 x 0 São Paulo e Flamengo 2 x 0 Atlético Mineiro.

Já nos confrontos cobertos pelo técnico da seleção, ao lado do supervisor Edu Gaspar, jogar em casa virou problema.

Tite foi ao Beira Rio olhar perto o 410º Grenal. Deu Grêmio na casa do inimigo: 1 a 0, gol de Douglas, meia velho conhecido do treinador do selecionado brasileiro. Afinal, os dois foram campeões mundiais em 2012. O resultado iniciou o processo de fritura do té Argel, que saiu do colorado e já está no Figueirense.

Nesta segunda-feira, no Mineirão, Tite e Edu fizeram observações no jogo entre Cruzeiro e Atlético Paranaense. Vitória do visitante por 3 a 0 e crise no time mineiro que tem o treinador português no comando.

Superstição de lado, o técnico do Brasil está fazendo o trabalho que propôs.

Tite quer analisar jogadores no ambiente de jogo. No intervalo da partida no Mineirão, ele afirmou: ''Todos os jogadores serão observados por mim e por minha equipe, independentemente da idade. Tem o Otávio, surgindo no Atlético-PR, assim como o Fábio e o Henrique, que têm qualidade comprovada. Todos estarão sob minha tutela e serão observados''.

O técnico da seleção avisou também que qualquer atleta que estiver em bom momento terá chances de vestir a amarelinha. “Vou avaliar o momento melhor de cada um. Pode ser o momento melhor de um atleta que não tenha um status maior, mas que o seu momento é importante, tanto no aspecto técnico quanto no aspecto físico. Meu papel é um pouco de técnico, mas muito mais de selecionador”, falou.

Tite e sua equipe de trabalho estão observando jogos através de vídeos também..

Logo depois de assumir a vaga de Dunga, Tite foi aos Estados Unidos para examinar a seleção da Colômbia, adversária do Brasil nas eliminatórias da Copa do Mundo da Rússia. Deu para anotar detalhes, mas o time colombiano foi envolvido pelos chilenos que fizeram 2 a 0 no primeiro tempo. Aí uma tempestade paralisou a partida por uma hora. Na volta, os colombianos não conseguiram reagir.

Depois, Tite e Cléber observaram Argentina e Chile na decisão da Copa América Centenário. O técnico brasileiro elogiou muito o esquema e a participação da equipe chilena, que se sagrou campeão nas penalidades máximas.