Blog do Boleiro

Em vídeo, torcedores do West Ham ironizam cena de racistas do Chelsea

Luciano Borges

 

''Nós não somos racistas e esta é maneira como somos''. Assim começa um vídeo curto, de apenas 49 segundos, gravado por três torcedores do West Ham United, clube da região leste de Londres. Eles satirizam a atitude racista de fãs do Chelsea, outro clube londrino, que expulsaram o passageiro francês Suleyman Shah, de ascendência africana, de dentro de um vagão de trem em Paris.

O episódio aconteceu na semana passada, quando o time britânico enfrentou o PSG. Os dirigentes do Chelsea, clube onde jogam os brasileiros Oscar, Willian, Ramires, Filipe Luis e Diego Costa, identificaram, localizaram e puniram os três torcedores racistas. Ele estão impedidos de assistir aos jogos do time no estádio Stamford Bridge.

Além disso, o técnico português José Mourinho convidou Suleyman para ir a Londres e acompanhar a partida de volta entre Chelsea e PSG, no dia 11 de março. O francês recusou o convite, dizendo: ''Eu não conseguiria levantar a cabeça no estádio''. No último  sábado, na partida contra o Burnley no seu campo, o Chelsea distribuiu e exibiu cartazes e frases de desagravo contra a atitude racista ocorrida em Paris.

O vídeo gravado por outro inglês na estação de trem parisiense rodou o mundo. Nele, os fãs do Chelsea cantavam que eram racistas e gostavam disso.

No vídeo de provocação, postado neste domingo, os torcedores do West Ham – time que contratou o meia Nenê na semana passada – ironizam com uma cena simples: um um homem negro caminha na plataforma de uma estação e diz: ''Assim é como fazemos no West Ham''. Ele chega na porta do trem e pergunta se pode entrar. Imediatamente dois torcedores brancos o puxam para dentro, dizendo: ''Aqui é o West Ham, meu amigo''.

A provocação foi gravada antes da partida do West Ham contra o Tottenham, outro adversário londrino. O jogo terminou empatado por 2 a 2.

Conhecido nos anos 70 e 80 por ser um time com torcedores violentos, o WHU possui grande rivalidade contra o Chelsea e Tottenham. Mas as brigas mais notórias de seus hooligans aconteciam quando o time enfrentava o Millwall. Os dois clubes são de origem operária, com adeptos vindo da classe trabalhadora das fábricas ao largo do Rio Tâmisa.

Hoje, com a mudança na legislação inglesa, os ''hooiligans'' estão praticamente extintos, com ações se limitando quando a equipe sai de Londres.