Blog do Boleiro

Muricy recusa sondagens e vai à Itália: “Não vou fazer p… nenhuma”

Luciano Borges

Muricy Ramalho vai passear na Itália. O treinador, que decidiu não trabalhar até o final do ano, viaja nesta semana com a família. E garante que não vai visitar centros de treinamentos de clubes europeus nem conversar com treinadores. ''Não vou fazer porra nenhuma'', falou ao Blog do Boleiro que o procurou para comentar sobre as recentes demissões de Vandelrei Luxemburgo (ex-Flamengo) e Luiz Felipe Scolari (ex-Grêmio).

Mais magro e feliz, o técnico que deixou o São Paulo disse que o futebol brasileiro ainda está nas mãos de dirigentes que não entendem o esporte. ''As pessoas não têm consciência do que estão fazendo'', afirmou referindo-se às trocas de treinadores logo no início do Campeonato Brasileiro. Ele revelou que já foi procurado por alguns clubes grandes do país e que se recusou a passar das sondagens.

Blog do Boleiro – Muricy, estas demissões de treinadores de ponta é uma tendência? A vida vai ficar mais dura daqui para a frente?
Muricy Ramalho – Eu tive que parar por causa da minha saúde. Não tinha mais como continuar trabalhando no limite da dor. Mas acho que estas demissões fazem parte desta loucura do futebol brasileiro.

Loucura?
As pessoas não têm consciência do que estão fazendo. Demitir na segunda, terceira rodada, não dá para entender. Não há planejamento. Tem muita gente no comando que não entende de futebol. Não tem justificativa. Não se dá valor nem sem tem uma medida de quem trabalha no Brasil. Se perde um jogo é por falta de treinador.

O técnico do Palmeiras, Oswaldo de Oliveira diz que os 7 a 1 da Copa do Mundo causaram esta depreciação dos treinadores brasileiros.
É por isso que torcemos muito para que a seleção brasileira fosse bem na Copa do Mundo. Tudo o que acontece de ruim é culpa dos treinadores. Está tudo muito difícil porque os clubes não honram os compromissos. Sem dúvida, os 7 a 1 tiveram um efeito neste sentido.

Agora a concorrência aumentou. Você vai estar no mercado com o Luxemburgo, Felipão, Mano Menezes e, se não der certo o acerto no mundo árabe, o Abel Braga.
Eu não estou nessa concorrência. Já recebi sondagens, ou convites de clubes. Mas já disse que vou descansar até o final do ano. E acho que eles também receberam sondagens deste mesmos clubes.

Você está bem mais magro. Essa parada está fazendo bem?
Está. Tenho feito ginástica e me alimentado bem. Não tem jeito, para você ficar bem é uma combinação de comer menos e se exercitar mais. E as dores sumiram. É um alívio, uma beleza.

Não quer voltar agora?
Não tenho saudade nenhuma do futebol. Tenho saudade dos amigos, mas do dia a dia não. Estou super feliz. Faz muito bem conviver com a família. Tenho ido ao sítio e à praia. Agora vou viajar para a Itália.

Vai fazer curso ou aprender alguma coisa com outros treinadores?
Não vou fazer porra nenhuma. Vou lá passear.