Blog do Boleiro

Paciente impaciente, Pelé celebra 75 anos e quer jogar na Olimpíada

Luciano Borges

Pelé manteve a rotina dos últimos anos e vai passar o dia do 75º aniversário no sítio em Juquiá, na região do Vale do Ribeira. Já virou tradição. Edson Arantes do Nascimento reúne a família: a mãe Celeste, os irmãos, a namorada Marta Cibele Aoki, os filhos, netos e sobrinhos. Como disse Pepito, assessor do Rei do Futebol, ''a prole toda se reúne lá''.

No aniversário, Pelé trocou a fisioterapia por uma pescaria. Ele ainda se recupera da cirurgia na coluna lombar, em julho deste ano. Os médicos decidiram pela intervenção depois do ex-jogador reclamar de dores ao caminhar. Foi feita uma descompressão de raiz nervosa.

Pelé ainda manca ao caminhar, como se pode comprovar na chegada dele no Aeroporto Internacional de Guarulhos no início da semana. Entre fotos com fãs, autógrafos e ''selfies'', ele foi do desembarque até o carro, empurrando um carrinho e mostrando que ainda precisa passar por mais sessões de fisioterapia. 

Desde que deixou o Albert Einstein no dia 20 de julho, ele tem feito tratamento três vezes por semana no hospital. Quando está cheio de compromissos, o fisioterapeuta vai até o apartamento na Alameda Jaú, onde Pelé mora.

Ele é um paciente impaciente. Faz tudo o que lhe mandam fazer para se recuperar, mas tem pressa. E brinca: ''Quero jogar na Olimpíada'', costuma dizer nas sessões de fisioterapia. A previsão de voltar a andar sem sequelas é de mais três meses.

Nesta sexta-feira, Pepito recebeu mensagens em profusão cumprimentando Pelé pelo aniversário. ''O pessoal do escritório está recebendo parabéns de todo o mundo. É impressionante'', disse Pepito que citou os recados de Marco Polo Del Nero, presidente da CBF, e do camaronês Issa Hayatou, presidente interino da Fifa.