Blog do Boleiro

Nicolelis: “Pressão sobre técnico do Palmeiras é tremenda e atrapalha”

Luciano Borges

foto: Blog do Boleiro

foto: Blog do Boleiro

Os jogadores do Palmeiras podem e precisam ajudar o técnico Marcelo Oliveira a sair de uma situação de stress que prejudica o desempenho. Esta é a opinião do neurocientista Miguel Nicolelis, 54 anos, um palmeirense fanático. ''Os jogadores do Palmeiras precisam colaborar com o Marcelo para tirar este peso todo. A gente faz melhor quando tem calma'', disse ao Blog do Boleiro.

Nascido no bairro da Bela Vista, antigo reduto de imigrantes italianos de São Paulo, Miguel Nicolelis lidera hoje um grupo de pesquisa na área de Neurociências da Universidade de Duck (EUA), que atua no campo de fisiologia de órgãos e sistemas. O objetivo é integrar o cérebro com máquinas.

O grupo já consegue fazer com que sinais cerebrais comandem movimentos de braços robóticos.

Na Copa do Mundo de 2014, no Brasil, Nicolellis e sua equipe – incluindo aí os cientistas com quem trabalha no Instituto Internacional de Neurociências de Natal (RN)  colocaram em campo um paciente paraplégico que, montado em um exoesqueleto controlado pelo cérebro, participou da cerimônia oficial de abertura, dando o pontapé inicial.

As imagens da Fifa mostradas no telão da Arena Corinthians acabaram “esquecendo” de acompanhar o movimento todo, o que deixou a sensação para muitos de um fracasso. “Enquanto recebíamos todo o apoio de revistas de ciência de fora, de jornais como Guardian, New York Times, aqui nós sofremos uma pressão impressionante. Mas está feito e é reconhecido no mundo inteiro”, disse ao Blog do Boleiro.

Pressão que, segundo o cientista, anda fazendo estragos no desempenho do treinador do time do coração. ''O Marcelo Oliveira enfrenta uma situação terrível. A pressão é tremenda. Ninguém trabalha direito assim, com este tipo de estímulo'', disse.

Nicolelis é palmeirense desde criancinha. Acompanha o time nos estádios quando está em São Paulo. Relata os jogos quando se encontra fora do Brasil ou de São Paulo. Aí ele coloca no ar a Rádio Big Bang, quer vai ao ar em tempo real com postagens no perfil do cientista no Twitter. Aí, os jogadores são os “homenzinhos verdes”, a galáxia é palestrina e o cosmos interage com cada lance dos atletas ou erros dos árbitros.

O cientista está lançando o livro ''Made In Macaíba'', onde relata a experiência que está sendo desenvolvida em Natal, no Instituto de Neurociências.

''Esse é o primeiro de uma série de quatro livros com a editora Planeta, é uma coleção que eles chamaram de “Biblioteca Miguel Nicolelis”. Teremos a segunda edição do “Muito Além do Nosso Eu”, o “O Chute”, que é exatamente toda a parte científica da história na Copa do Mundo. E o último dessa série é um novo livro que estou escrevendo nos EUA, que é a continuação do “Beyond Boundaries”, que é a continuidade da minha teoria expandida sobre o cérebro, uma visão bem mais abrangente que não envolve só biologia, mas ciências humanas e arte, uma visão do cérebro que eu acredito que vai levar as pessoas a pararem para começar a sentir que a neurociência pode ser o que a física foi para o século 20. Acho que a neurociência tem o potencial de se transformar no grande movimento científico desse século'', afirmou.

O cientista com reconhecimento mundial e torcedor apaixonado pelo Palmeiras, Miguel acha que a equipe alviverde incorre em outro erro: dispersão. Para ele, é preciso tratar o Campeonato Paulista com o mesmo foco da Libertadores. Isso mantém o time esperto. Por enquanto, ele tem um receio:

''Está demorando para esquentar. Acho que com o decorrer da temporada, vai melhorar. Mas é preciso perceber que não se pode largar o Campeonato Paulista. É perigoso. Como caem seis times neste ano, este pode ser outro ponto de tensão'', falou.

Nicolelis é defensor da permanência de Marcelo no comando do time do Palmeiras. ''De 1976 para cá, com o Dudu, o Palmeiras foi campeão com o Wanderlei Luxemburgo e Felipão. O Marcelo chegou e já ganhou uma Copa do Brasil. Ele é qualificado'', justificou.

 

 

Reprodução da Rádio Big Bang de Nicolellis

Reprodução da Rádio Big Bang de Nicolellis