Blog do Boleiro

Irritados, chineses do Beijing Gouan podem esquecer Ricardo Oliveira de vez

Luciano Borges

A chance do atacante Ricardo Oliveira ganhar um salário de quase dois milhões de reais por mês, jogando no futebol chinês, passou de certa para pouco provável. Os próprios representantes do jogador admitem que, até a próxima janela, o interesse do Beijing Gouan pode esfriar. ''A janela vai abrir em junho e futebol é momento. Hoje, por exemplo o William Pottker (Linense) está fazendo gols e chama a atenção”, disse um dos empresários.

O estrago do negócio frustrado na última hora foi grande. O estafe de R.O. teme que os chineses fujam de novas negociações com o Santos.

Aliás, o certo é dizer que foi um “estrago da última meia hora”.

O presidente Modesto Roma Junior tirou do sério os chineses do Guoan ao enviar para eles um e-mail pedindo mais dois milhões de euros (cerca de R$ 8,6 milhões) para vender os direitos econômicos do atacante. Isso faltando 30 minutos para o fechamento da janela de transferência na China.

Nas primeiras conversas, Ricardo Oliveira e seu estafe tinham entendido que o dirigente santista topava liberar o jogador por seis milhões de euros (R$ 26 milhões) pagos em duas parcelas, uma de dois milhões agora e outra de quatro em novembro. O “empréstimo” era, na verdade, um eufemismo. Estaria acordado que depois do final do ano, Ricardo Oliveira permaneceria no Beijing.

O artilheiro do último Campeonato Brasileiro acreditou que estava tudo certo. Ficou chateado com a mudança de rumo de Modesto Roma Junior.

Os chineses admitiam dividir o pagamento em duas parcelas de três milhões de euros. Foi quando o presidente santista pediu duas de quatro milhões.

Não houve tempo sequer para que os dirigentes do Beijing lidassem com esta reviravolta. Resultado: o negócio foi frustrado, os homens da China se irritaram e Ricardo Oliveira precisou contar até dez para não criar um atrito.

O jogador sabe que, aos 36 anos, terá que continuar jogando em alto nível, no Santos e na seleção brasileira, para manter o interesse milionário chinês.

E terá também que lidar com a desconfiança do torcedor que espera uma retaliação dele. Neste domingo, contra o Red Bull, Ricardo Oliveira sentiu um desconforto no joelho. Não voltou para a segunda etapa. Na manhã desta segunda-feira (29), o atleta compareceu ao CT para fazer fisioterapia e realizou exame de imagem para constatar se houve alguma lesão. O resultado do exame sairá na manhã desta terça-feira, quando o elenco santista volta a treinar.