Preço do ingresso da Libertadores não será reduzido, diz cartola do SP
Luciano Borges
Nesta quinta-feira, a diretoria financeira do São Paulo vai se reunir para avaliar problemas e soluções na operação de venda e entrega de ingressos. Na partida contra o Danúbio, sócios-torcedores reclamaram da demora no site eletrônico e na entrega dos ingressos no estádio do Morumbi. Mas, segundo Osvaldo Vieira de Abreu, vice-presidente administrativo e de finanças do clube, pouca coisa vai mudar. O preço dos ingressos será o mesmo, a prioridade aos sócios torcedores também.
Para o segundo jogo do time de Muricy Ramalho na Copa Libertadores da América, contra o Danubio do Uruguai, o time foi bem em campo e venceu por 4 a 0. As arquibancadas estavam praticamente vazias. Pouco mais de 16 mil ingressos foram vendidos, cerca de 25% da oferta (64.000 entradas).
O vice-presidente aponta outras causas que teriam contribuído com esta pouca procura: a chuva torrencial que caiu em São Paulo nesta quarta-feira, um menor interesse histórico na primeira fase da Libertadores e a derrota para o Corinthians na primeira partida do Grupo 2. E torce para uma revanche no dia 8 de março, pelo Campeonato Paulista, para aquecer a procura dos ingressos para a partida contra o San Lorenzo.
Blog do Boleiro – O São Paulo pode mudar a forma da venda de ingressos?
Osvaldo Vieira de Abreu – Com relação ao sistema implantado, não vamos mudar. Podemos fazer algumas correções pontuais. Temos uma reunião hoje e vamos ver o que deu certo e o que podemos mexer. A troca de empresas responsáveis por esta operação traz algumas dificuldades na transferência de dados, na linguagem. Estou falando do sócio-torcedor. Também a mudança de empresa fornecedora foi feita em cima da hora. Mas ontem as catracas eletrônicas funcionaram bem, enfim, já melhorou.
Mas vários sócios-torcedores reclamaram que não conseguiam completar a compra eletrônica e também da demora no processo.
Olha, ontem eu fiz um teste. Sou sócio-torcedor e, entre comprar ingresso, pagar com o cartão de crédito e rever o bilhete eletrônico foi instantâneo. Não teve este 'delay' na compra com cartão. Não sei se dei sorte, mas acho que é assim que funciona. Mas vamos analisar todos os aspectos desta operação. Este sistema vai funcionar muito bem.
Vocês colocaram 64 mil ingressos à venda e somente 16.689 compraram as entradas. Por quê tão pouca gente?
Normalmente, e isso aconteceu em outras edições da Libertadores da América, o torcedor do São Paulo costuma esperar para ver evolução do time nesta primeira fase. Historicamente, a venda antecipada de ingressos na Libertadores não passa de 10%. Na medida em que a equipe tem bons resultados, o torcedor vai ao Morumbi. Mas também, a chuva de ontem foi muito forte. Eu tenho um neto que iria comigo à partida, mas ele trabalha no centro e ficou impossível ir comigo por causa do trânsito.
A derrota para o Corinthians influenciou?
O fatídico jogo no Itaquerão causou, sim, um certo desânimo nas pessoas. Eu diria até que este fato teve a maior influência na queda de público.Normalmente, o torcedor do interior de São Paulo comparece e não vimos os ônibus de outras cidades, aquelas mais perto de São Paulo. Depois desta vitória sobre o Danúbio por 4 a 0, posso dizer que o público na próxima partida será de 30 a 40 mil torcedores. Até porque, no dia 8 de março, teremos um clássico contra o Corinthians, pelo Campeonato Paulista, antes deste terceiro jogo na Libertadores, que será no dia 18 contra o San Lorenzo. Um vitória vai atrair muitos torcedores.
Na reunião de hoje, você podem decidir baixar os preços dos ingressos?
Eu defendo esta 'precifitação'. O São Paulo elegeu dar ao sócio-torcedor uma condição melhor para ver os jogos do time. Temos uma política forte para atrair mais gente que queira se tornar sócio-torcedor. O pacote está fechado e deverá ser assim do início ao fim, na Copa Libertadores da América e no Campeonato Paulista. Para o Campeonato Brasileiro, ainda não decidimos.,
De qualquer forma, quem quiser comprar o pacote de jogos da Libertadores a partir de agora vai pagar menos. Um jogo já se foi.
Vamos discutir isso hoje para definirmos como será feito. Logicamente, o sócio-torcedor que comprar o pacote não vai mais pagar R$ 100 reais. Vamos definir como será.
Desde janeiro, o São Paulo atraiu 14.228 novos sócio-torcedores e já passou da marca de 50 mil. A tendência é seguir o que Palmeiras e Corinthians fazem, dando prioridade a este segmento da torcida?
Exato. Acho possível a gente colocar pelo menos 30 mil lugares à venda para os sócio-torcedores, garantindo uma renda mínima nos jogos. No Morumbi, dá para colocar 70 mil pessoas. Fazemos carga de 67, 64 mil. Há um plano maior para fortalecer o sócio-torcedor. Tem dado resultado. Diariamente, cerca de 600 são paulinos aderem ao programa. Quase todos os dias, o call center lota.