Oswaldo de Oliveira, demitido em 2014, vai entrar com ação contra Santos
Luciano Borges
A demissão surpreendente de Enderson Moreira nesta quinta-feira é o segundo caso consecutivo em que a diretoria do Santos pega o técnico de surpresa com o bilhete azul. Até hoje, Oswaldo de Oliveira não sabe dizer porque perdeu o cargo em setembro do ano passado e foi avisado por telefone que estava fora dos planos do clube. ''Já desisti de pensar nisso, mas não sei até hoje o motivo'', disse o atual treinador do Palmeiras.
Oswaldo de Oliveira vai entrar com ação na Justiça do Trabalho contra o Santos. Quando foi demitido, o clube santista já lhe devia quatro meses de salários. ''Não recebi até agora. Vou entrar na justiça'', disse em programa da Fox Sports.
O comando do Santos é outro. Em 2014, a saída de Owaldo aconteceu depois de cinco derrotas em seis partidas pelo Campeonato Brasileiro. O time andava mal nos jogos fora de casa, depois da parada para a Copa do Mundo. Mesmo assim, estava na décima primeira colocação com 23 pontos e disputava as oitavas de final da Copa do Brasil, tendo já derrotado o Grêmio por 2 a 0 em Porto Alegre.
Na ocasião, Oswaldo de Oliveira admitiu ter sido pego de surpresa. ''Estou acostumado a trabalhar com planejamento a médio e longo prazos, como aconteceu na maioria dos clubes pelos quais passei. Mesmo em algumas derrotas no Brasileiro, o time se portou bem, sendo até merecedor da vitória'', disse. Ele deixou o Santos depois de vencer 25 jogos, empatar nove e perder 10.
Nesta quinta-feira, o técnico Enderson Moreira – substituto de Oswaldo no cargo – foi demitido depois da comandar um treino pela parte da manhã. A decisão do presidente Modesto Roma foi motivada depois de entrevista que ele deu à Rádio Bandeirantes, criticando os jovens talentos. Ele também estaria pegando pesado com os jogadores vindos da base. No trabalho de hoje, ele teria dado uma sonora bronca no zagueiro Gustavo Henrique. A cena foi constrangedora. Mesmo assim, o técnico deixa o time invicto na temporada com cinco vitórias e dois empates. No total, a trajetória de Moreira acumula 16 vitórias, cinco empates e nove derrotas.
O Santos deve direitos de imagem ao treinador que, na conversa que teve com Roma, disse estar incomodado com esta situação.