Blog do Boleiro

“Senhor Libertadores”, ex-lateral diz que São Paulo vai eliminar o Cruzeiro

Luciano Borges

Foto: Blog do Boleiro

Foto: Blog do Boleiro

O São Paulo fica com a vaga nas quartas de final da Copa Libertadores da América. Esta é a aposta de Claudemir Vitor Marques, o Vítor, lateral direito formado na base tricolor no início dos anos 90. Hoje, aos 43 anos de idade, ele mantém um projeto de formação de atletas na cidade de Mogi Guaçu (SP) e acompanha a disputa entre Cruzeiro e São Paulo na condição de quem já jogou pelos dois times. ''Hoje, o São Paulo está melhor pelo que apresentou no jogo de ida: um sistema defensivo sólido. Isto faz a diferença na Libertadores'', disse.

Vítor sabe o que fala. É o ''Senhor Libertadores''. Quando jogava, ganhou três edições do torneio sul-americano, atuando por São Paulo (1993), Cruzeiro (1997) e Vasco da Gama (1998). ''Eu não fui inscrito, mas fiz parte do grupo do São Paulo que ganhou a Libertadores de 1992'', adiciona.

O ex-atleta acha também que a equipe do técnico Milton Cruz apresentou evolução no jogo pelas laterais do campo. ''Está muito mais fortalecido, com o Bruno e o Reinaldo pelos lados, sempre fazendo triângulos com os meias e volantes'', explicou.

Vítor repete as lições que aprendeu com o técnico Telê Santana, em 1992 e 1993. ''Ele nos mostrou que um time sólido e campeão começa marcando muito e jogando pelos lados do campo. Se a parte defensiva for bem, ela passa confiança para quem está na frente arriscar e ousar mais. No meu tempo, a gente fazia isso. Eu tinha o jogo sempre com Cafu, Muller, Toninho Cerezo. Do lado de lá, o André Luis tinha o Raí e o Válber. O São Paulo era um time organizado assim e marcava com dois volantes'', disse.

Embora tenha disputado uma Libertadores e um Mundial de Clubes pelo Cruzeiro, Vítor não esconde que gosta do São Paulo (''Foi quem me revelou para o futebol''). Ele também conhece o comportamento da torcida do time mineiro e vê um ponto fraco a ser explorado pelos tricolores. ''A torcida do Cruzeiro é impaciente. O São Paulo precisa não sofrer gols nos primeiros 15 minutos. Aí a pressão será toda em cima do Cruzeiro'', falou.