Blog do Boleiro

Incitação à violência? STJD estuda se acusa Corinthians por frase no placa

Luciano Borges

reprodução / Twitter

reprodução / Twitter

O procurador geral do STJD, Paulo Schmitt, vai pedir as imagens do jogo entre Corinthians e Internacional, disputado neste sábado na arena em Itaquera. Ele quer ver se foi brincadeira, provocação  ou incitação à violência a frase colocada no telão do estádio com os dizeres ''#poenodvd'', uma referência a uma coleção de imagens que o clube gaúcho reuniu anos atrás para mostrar como o time paulista era ajudado pelos árbitros, especialmente nos confrontos entre as duas equipes.

Somente na terceira possibilidade é que o Corinthians poderá ser indiciado no código 243-D do Código Brasileiro de Justiça Desportiva e corre o risco de multa entre 100 e cem mil reais, além de suspensão de um a dois anos.

Mas o próprio procurador acha que este não é o caso. Afinal, a frase não causou briga entre torcidas.  Ficou a irritação do presidente do Corinthians, Roberto de Andrade, que mandou apurar o autor da façanha para puni-lo dentro do clube. O técnico Tite também se posicionou contra a frase. ''Já estive do lado de lá. E falta de respeito'' disse.

Se não incitou a violência ou o ódio dentro da Arena Corinthians, a frase iniciou um debate acalorado nas redes sociais. Os torcedores colorados, entre eles a apresentadora Renata Fan da TV Bandeirantes, torcedora declarada do Internacional.

Em 2009 e 2010, em partidas pelo Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil, a direção do Inter decidiu reclamar oficialmente na CBF e compilou imagens de erros da arbitragem em favor do time paulista. Daí a frase provocativa.

Em contato com o Blog do Boleiro, o diretor de futebol Carlos Pellegrini disse que apenas o presidente Vitorio Piffero pode decidir reclamar oficialmente ou mesmo pedir punição ao Corinthians por conta desta ''brincadeira''. Por sua vez, Piffero não esteve em São Paulo neste sábado porque está acometido por forte gripe. Ele deve se posicionar nesta segunda-feira.