Blog do Boleiro

Promotor vai intimar ex-presidente da Lusa para explicar suborno e senador

Luciano Borges

O promotor Roberto Senise Lisboa, que comanda o inquérito civil instaurado pelo Ministério Público de São Paulo para apurar o ''Caso Héverton'', vai intimar o ex-presidente da Portuguesa de Desportos, Ilídio Lico. Ele quer ouvir o ex-dirigente sobre a informação que ele deu em entrevista ao jornalista Jorge Nicola, dizendo ter ouvido de um senador que a Unimed – então patrocinadora do Fluminense – teria pago uma quantia milionária para gente da Lusa não informar da suspensão do atacante Héverton e colocá-lo em campo contra o Grêmio.

''Finalmente soltaram alguma coisa'', comentou Senise ao saber do teor das declarações de Lico. Ele está em Orlando, nos Estados Unidos,  com a família. O promotor pediu uma cópia da entrevista. Nela, o ex-presidente da Portuguesa diz ter sido informado por um senador sobre o possível suborno. Lico não quis revelar o nome do parlamentar. E disse ainda que não fez esta revelação para Senise, quando foi chamado a depor, porque iria se complicar.

Dentro da Lusa, existe a suspeita de que gente do departamento jurídico da época, final de 2013, teria recebido dinheiro em troca do ''esquecimento'' da situação de Héverton. Nada foi provado, no entanto. O GAECO, grupo de combate a organizações criminosas, ainda investiga o caso, cruzando contas bancárias de mais de uma dezena de nomes ligados à Portuguesa, Fluminense e Flamengo.

Em dezembro de 2013, dois dias antes da última rodada do Campeonato Brasileiro, o meia/atacante Héverton  foi punido com dois jogos de suspensão. Como já tinha cumprido uma partida, ele deveria ficar de fora do confronto contra o Grêmio. Mas o departamento jurídico do clube não informou à comissão técnica desta pena e Héverton foi inscrito, ficou na reserva e até entrou nos minutos finais do jogo que terminou empatado. A Portuguesa de Desportos escapou do rebaixamento e, com este resultado, mandou o Fluminense para a Série B.

Mas a escalação irregular de Héverton levou a Lusa a julgamento no STJD. O clube foi punido com a perda de quatro pontos, o que decretou o descenso. De lá para cá, a Portuguesa decaiu. Está na Série C e enfrenta graves problemas financeiros. O Fluminense permaneceu na Série A.

O presidente atual da Portuguesa, Jorge Manuel Marques Gonçalves, também foi informado das declarações de Lico pelo Blog do Boleiro. Ele foi cauteloso: ''Vamos chamar o promotor Roberto Senise Lisboa para nos contar o que está acontecendo. Temos que ter cuidado com este tipo de acusação. Já tivemos outras no passado e nada foi provado'', disse.

A Unimed e o Fluminense não só negaram a informação de Lico como ainda ameaçam processar o ex-dirigente.