Liga de Futebol da Índia faz proposta para Denilson, 37, voltar a jogar
Luciano Borges
Aos 37 anos, o pentacampeão mundial Denilson foi convidado a jogar futebol outra vez. Na semana passada, o agora comentarista da TV Bandeirantes e da Rádio Bradesco FM, recebeu uma oferta tentadora da ISL, a Indian Super League que vai realizar sua segunda temporada a partir de setembro até dezembro deste ano. O representante da Liga passou detalhes da proposta que deixaram o ex-atacante em dúvida.
Denilson receberia pouco mais de 150 mil dólares por mês. Teria que jogar metade das partidas do time para onde fosse designado. Na fase de classificação, são sete jogos. ''E eu nem precisaria correr os 90 minutos. O cara disse que eu poderia jogar 30 minutos por jogo'', disse ao Blog do Boleiro.
Uma atrose no joelho direito torna qualquer pelada num martírio para o jogador formado na base do São Paulo e que já foi o atleta mais caro vendido a um clube da Europa (Bétis, Espanha). O negócio girou em torno de US$ 32 milhões. Anos depois, Denilson descobriu que tinha sido enganado e roubado por um empresário. Como ele disse em 2010, ''tive que recomeçar do zero''.
Depois de passar pelo Kavala da Grécia, onde jogou 10 partidas, ele decidiu encerrar a carreira com 33 anos. ''As dores no joelho ainda são terríveis'', disse o comentarista que sofre mesmo jogando torneio de futebol soçaite de jornalistas.
O convite não esclareceu para qual time o ex-são paulino teria que jogar. Como no ano passado, a Liga define para onde vão os atletas ou ex-atletas que são contratados como chamariz para a ISL. ''Eu seria uma espécie de garoto propaganda da Liga. Para se ter uma ideia, quando falei das dores no joelho, ele me garantiu que eu poderia jogar somente nas partidas em casa'', contou Denilson que completa 38 anos no dia 24 de agosto.
No ano passado, a Índia atraiu os brasileiros Elano e Zico. O primeiro está no Santos, mas já conseguiu a liberação para voltar ao time do Chennaiyin em setembro. Zico foi treinador do FC Goa e vai retornar ainda na condição de treinador e embaixador da ISL. O italiano Alessandro Del Piero, o francês David Trezeguet e os espanhois Luis García e Joan Capdevila também foram contratados pela Indian Super League.
Ainda não está fechado o grupo de atletas ''de nome'' que vai ser montado para 2015. A Liga é organizada pela All India Football Federation que assinou, em 2010, um contrato de 15 anos com a patrocinadora Reliance Industries e a empresa International Management Group que também foi parceira da Fifa durante vários anos.
Mesmo atraído pelo dinheiro, pelas facilidades e pela possibilidade de jogar outra vez, Denilson disse que, por enquanto, vai recusar o convite. ''Quero investir na minha carreira de comentarista. Tenho muito a crescer ainda'', disse. Detalhe: antes mesmo de ser sondado, ele iniciou um trabalho intensivo de preparação física. Perdeu 12 quilos e já pesa 80 kgs. ''Quero emagrecer ainda mais. Mas já estou em forma'', garantiu.