Blog do Boleiro

Corinthians magoou Ralf duas vezes, mas o volante quer ficar onde é ídolo

Luciano Borges

SÃO PAULO, SP - 11/11/2015: TREINO CORINTHIANS - O jogador Ralf, durante treino do Corinthians realizado na manhã desta quarta-feira (11), no CT Joaquim Grava, Zona Leste de São Paulo. (Foto: Gero/Folhapress) *** PARCEIRO FOLHAPRESS - FOTO COM CUSTO EXTRA E CRÉDITOS OBRIGATÓRIOS ***

Volante Ralf tem 31 anos e atua pelo Corinthians desde 2010 (Foto: Gero/Folhapress)

Em dois momentos, a diretoria do Corinthians deixou o volante Ralf irritado. Por isso, a renovação do contrato do volante anda demorada. O atleta quer continuar no clube. O técnico Tite já avisou que conta com ele. Mas as arestas só começaram a ser aparadas no último encontro entre os empresários e os dirigentes. O problema pode ser solucionado na próxima semana. Resta saber se a atitude dos homens do futebol não vão deixar cicatrizes em Ralf.

No meio deste ano, quando ele já poderia assinar pré contrato com outras equipes, Ralf esperou por um chamado da diretoria. Ele não veio. Na época, o clube devia salários e direitos de imagens de um período de quase dez meses. Paolo Guerrero e Emerson Sheik acabaram indo embora. Isso gerou no volante a desconfiança de que não estava nos planos do Corinthians. Para piorar, os dirigentes chegaram a consultar Ralf se ele toparia jogar nos Emirados Árabes. Eles tinham sido consultados por um time de lá. Ouviram o não do atleta.

Até o mês de outubro, dois meses antes do final do atual contrato,  não se falou sobre renovação de contrato. Ralf foi então procurado pelos dirigentes para conversar. A primeira proposta era de mais um ano de trabalho e salário menor do que o atual. O jogador não gostou nem um pouco. A conta é simples: ele tem 31 anos e é titular do time de Tite. O técnico já tinha se manifestado em entrevista coletiva que queria contar com ele em 2016. Contrato de um ano é o que foi oferecido para Danilo que, aos 36 anos, é reserva e muito útil ao treinador.

Ralf ficou com a sensação de que os homens do futebol corintiano não confiavam nele.

A partir daí, a negociação pareceu ser simples e complicada: Ralf não abre mão de, pelo menos, dois anos de compromisso. Ele não quer ter que passar pelos mesmos dissabores de 2015 em 2016. Nesta semana, embora o diretor de futebol Eduardo Ferreira tenha dito que não houve um encontro com os empresários do volante, as partes conversaram. O Corinthians admite estender o período do contrato e já aumentou a proposta salarial. Falta fechar um acordo. Nova reunião foi marcada para a próxima semana.

Os empresários do jogador, da empresa GP Sports Management Consultoria Esportiva, tiveram o cuidado de não discutir no mesmo pacote uma dívida que o Corinthians tem com a empresa deles. O caso foi parar na Justiça. O clube devia, no início de 2015,  R$ 2.797.813,42. O dinheiro é parte dos direitos do jogador vendidos em 2012, após a Libertadores da América, época que a Fiorentina mostrou interesse por Ralf. O clube diz que já acertou uma forma de pagar o que deve nos próximos dias.

Ralf quer continuar no Corinthians. A família mora em São Paulo, ele é ídolo da torcida, tem a confiança de Tite. Por isso, pediu para que não se abrisse negociação com outras agremiações que já mostraram vontade de contar com ele na próxima temporada.