Caso Bolaños: Grêmio prepara dossiê e vai denunciar William no TJD
Luciano Borges
O Grêmio vai entrar na tarde desta segunda-feira com uma ''denúncia crime'' contra o lateral William, do Internacional, no Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Gaúcho de Futebol. A acusação é de agressão contra o atacante Miller Bolaños, no início do clássico Gre-nal deste domingo.
''Já reunimos provas, com videos e outras imagens. Aquilo foi proposital, um lance criminoso. A agressão aconteceu aos três minutos de jogo, quando ninguém é expulso'', disse o presidente Romildo Bolzan Junior.
No lance, Bolaños foi atingido por uma cotovelada de William. O atacante da seleção do Equador sofreu duas fraturas na mandibula. Ele passou a noite em um hospital e deverá ser operado na quarta-feira. Tempo previsto de recuperação: 30 a 40 dias. Com isso, o jogador deve ficar de fora dos jogos contra o San Lorenzo, nesta quarta-feira em Porto Alegre, na volta na Argentina no dia 15.
Uma previsão otimista é de que Bolaños retorne contra a LDU no Equador, no dia 13 de abril.
''O Grêmio foi muito prejudicado. O Bolaños foi nosso único investimento pesado que fizemos nesta temporada e ele estava indo muito bem'', disse Bolzan.
O dirigente gremista quer punição a William, que se apressou a pedir desculpas pelo lance. ''Jamais tive a intenção de machucar o Bolaños. Quem me conhece sabe que sou um atleta leal. Foi um lance de disputa de bola na linha de fundo, tanto que não percebemos na hora a gravidade. Como disse ainda no gramado, ao fim do jogo, peço minhas mais sinceras desculpas a ele. Espero que sua recuperação seja breve e que ele possa estar o mais rápido possível em campo'', disse em nota distribuída por sua assessorial.
William já disputou 58 partidas e não viu um cartão vermelho pela frente. Nem mesmo neste lance com Bolaños. O equatoriano sentiu dor no queixo, levantou-se e seguiu jogando mesmo com o inchaço e a dor. Não reclamou do árbitro Anderson Daronco. No interval, ele foi atendido e levado ao hospital.
Bolzan quer punição para William. Ele defende que o jogador agressos – William – fosse suspenso pelo mesmo tempo em que Bolaños ficará parado. ''É lei do Talião'', disse.
E fala também em reforçar o que pediu a semana toda: não quer mais árbitro da Federação Gaúcha apitando o Gre-nal. Durante a semana passada, o dirigente pediu um juiz de for a do Rio Grande do Sul. Não foi atendido. Agora reclama e muito da atuação de Anderson Daronco.
''Tem que ser um árbitro fora do ambiente local. Isso preserva o espetáculo e fica fora da pressão local. Além disso, há muitos anos o Grêmio vem tendo lances importantes contra si'', afirmou.
–