Para Leão, Cruyff foi um dos “quatro melhores” jogadores que enfrentou
Luciano Borges
Emerson Leão, 66 anos, se mostrou surpreso ao saber da morte do holandês Johan Cruyff nesta quinta-feira. ''Foi um dos quatro maiores jogadores que vi jogar ou enfrentei na carreira. Ele estava no nível de Pelé, Pedro Rocha e Ademir da Guia, que jogaram em alta regularidade'', disse o ex-goleiro e treinador de futebol.
Ele perguntou ao Blog do Boleiro qual a idade de Cruyff. Ao saber que o mentor intelectual do ''carrossel holandês'''' na Copa de 1974 faleceu aos 68 anos, vítima de um câncer de pulmão, ele comentou: ''Era mais velho do que eu, achei que era o contrário. Ele jogou sempre em alto nível''.
Sobra a seleção holandesa que foi vice-campeã do mundo em 1974, na Copa da Alemanha, Leão é mais crítico: ''Não era aquele time todo. Tinha um grande ataque, mas a defesa era fraca. Tanto que adotaram aquela linha de impedimento para tentar evitar problemas. E isso foi dito pelos próprios holandeses'', afirmou.
Ele lembrou do confronto entre Brasil e Holanda na semifinal da Copa de 74, quando – entre carrinhos e pontapés, a seleção brasileira chegou a perder duas chances claras de gol no primeiro tempo e foi derrotada no final: 2 a 0. ''Eles estavam morrendo de medo da gante. Eu sentia lá no campo. A seleção holandesa foi um time que marcou como se tivesse feito uma revolução no futebol. Mas não foi campeã'', afirmou lembrando que a Alemanha ficou com o título mundial.