Diogo volta com ombro curado 2 meses antes para ajudar Buriram em má fase
Luciano Borges
Nesta quarta-feira, o atacante Diogo retorna ao Buriram United depois de uma cirurgia no ombro, que o tirou dos campos desde o início de março. Ele vai enfrentar o Vongchavalitkul University, às oito da manhã (horário de Brasília), jogando em casa pela Copa da Tailândia. A volta acontece dois meses antes do previsto. O brasileiro batalhou para isso. ''A evolução foi boa. Consegui antecipar meu retorno'', disse o jogador ao Blog do Boleiro.
Para conseguir esta recuperação antecipada, Diogo literalmente morou com o fisioterapeuta José Lera, que conhece desde os tempos de Portuguesa de Desportos, onde começou a carreira de jogador. Lera se mudou com equipamentos e tudo para a Tailândia. A dupla trabalhou com sessões de manhã, tarde e, em algumas ocasiões, de noite.
O clube acabou absorvendo Lera, que também ajudou outros atletas.
O retorno de Diogo era aguardado com ansiedade .
Com o brasileiro no ataque, o Buriram foi campeão de sete torneios no biênio 2015/2016 (Campeonato Tailandês, FA Cup, Copa da Liga Tailandesa, Supercopa da Tailândia (duas vezes), Mekong Club Championship e Toyota Premier Cup.
Diogo não conheceu derrota enquanto jogou. Em 2015, o Buriram foi campeão invicto (25 vitórias e nove empates), com o atacante marcando 33 gols. Ele foi o artilheiro do torneio nacional e ainda eleito o melhor da temporada.
Sem Diogo, o time vem tendo um desempenho mediano no Campeonato Tailandês. Está em quarto lugar, a 11 pontos do líder Muang Thong. As derrotas na Liga dos Campeões da Ásia (cinco em seis partidas) custaram o emprego do técnico Alexandre Gama, brasileiro que já está no Rio de Janeiro, mesmo tendo comandado a equipe em todas as conquistas.
Alexandre admite que a ausência de Diogo pesou bastante: ''Ele fez muita diferença. Fez falta porque era a referência no ataque. O time tinha confiança nele. Perdemos força ofensiva'', disse.
Agora de volta, Diogo comemora o tratamento intensivo que fez. ''Me preparei melhor'', falou lembrando que os torcedores o encontravam na rua e pediam por seu retorno.