Blog do Boleiro

Chefe da arbitragem da FPF: gol do Palmeiras foi regular e juiz leva nota 7

Luciano Borges

Não houve impedimento no gol de Leandro Pereira que definiu a vitória do Palmeiras sobre o Santos por 1 a 0, neste domingo no Allianz Parque. E o pênalti perdido por Dudu foi marcado corretamente. A equipe de arbitragem merece nota 8. O juiz Vinicius Furlan nem tanto. Ele recebe 7. O julgamento é do coronel Marcos Marinho, presidente da comissão de arbitragem da Federação Paulista de Futebol. Ele acompanhou a primeira partida da final do Campeonato Paulista pela televisão, em casa, ''é melhor. Dá para julgar com mais tranquilidade'', disse ao Blog do Boleiro.

O Cel. Marinho começou a análise do apito no clássico decisivo chamando a atenção para o trabalho da equipe. Afinal, foi o 4º árbitro, Guilherme Ceretta de Lima, que impediu Furlan de expulsar o jogador errado do Santos, no lance da penalidade máxima aos 10 minutos do segundo tempo. O juiz mostrou o cartão vermelho para David Braz, quando o autor da falta foi Paulo Ricardo. Ceretta comunicou o erro ao árbitro que corrigiu e expulsou o jogador certo.

Além disso, o homem forte do apito paulista achou que o auxiliar Carlos Augusto Nogueira Junior agiu corretamente ao não anotar impedimento de Robinho no lance do gol do Palmeiras, aos 29 minutos do primeiro tempo. ''O Robinho não participou da jogada. Ele não tinha sequer alguém a marcá-lo. Não houve impedimento'', disse o coronel Marinho.

Vinicius Furlan ganhou elogio ao não marcar pênalti de Geovânio em Rafael Marques, aos 45 minutos da primeira etapa. ''Foi uma disputa normal de bola. Não teve sequer um calço do santista. Foi uma decisão divicil. Mas não foi pênalti'', disse Marinho.

Por fim, o Cel. Marinho aprovou a decisão do árbitro em expulsar os treinadores do Palmeiras (Oswaldo de Oliveira) e Santos (Marcelo Fernandes) no intervalo do jogo. ''A regra diz que eles não podem entrar em campo e eles entraram em campo'', falou.

Se a nota de Furlan foi menor do que a equipe no todo, o motivo é disciplinar. ''Acho que ele falhou no controle do jogo. Ele demorou para assumir o controle da partida e precisa agilizar mais o jogo. São coisas que ele vai precisar corrigir'', disse.

Para o jogo de volta na Vila Belmiro, domingo que vem, três juízes entrarão no sorteio: Raphael Klaus, Luiz Flávio de Oliveira e o elogiado Guilherme Ceretta de Lima.