Blog do Boleiro

Presidente do Sport: calma na escolha de novo técnico com “tiro certo”

Luciano Borges

Muita calma nesta hora. Forçado a mudar de treinador, o presidente do Sport quer escolher o substituto de Eduardo Baptista, que pediu demissão e foi dirigir o Fluminense, sem afobação. ''Não é uma escolha que fizemos. Temos que ter tranquilidade, escolher o perfil do novo técnico e dar o tiro certo'', disse João Humberto Martorelli. O dirigente segue para o Rio de Janeiro nesta sexta-feira. No domingo, o time vai enfrentar o Vasco da Gama. ''Nosso vice (Arnaldo Barros) está no Rio e está conversando com o time sobre esta mudança'', disse.

Martorelli ainda não arrisca avaliar o estrago que a saída de Eduardo Baptista pode causar à equipe que é a 10ª colocada do Campeonato Brasileiro com 37 pontos. ''É difícil avaliar hoje de uma forma mais abrangente. É claro que atrapalha e nos obriga a elaborar outro planejamento. Vamos precisar de um tempo para a gente refazer o planejamento estratégico'', afirmou o dirigente. O nome do novo treinador deve ser anunciado até domingo. ''Estamos vendo nomes. O perfil é de um profissional que tenha os valores que estão na nota oficial que emitimos ontem: valores éticos e credibilidade necessários'', disse. Além disso, o sucessor deve se encaixar no projeto de integrar a base do clube com o time principal.

No entanto, o assistente técnico Daniel Paulista tem a missão de levar a campo um time com disposição de vitória. ''Podemos recuperar muitas posições ainda. Nosso elenco é muito bom'', avisou o presidente.

Na busca por um novo treinador, Martorelli sabe que trabalha com uma incógnita que, no caso do Sport, foi inesperada e imposta pela decisão de Eduardo Baptista. ''Estatisticamente, quem troca de treinador melhora o desempenho do time nos início. Depois já não é a mesma coisa. Entãso não há uma fórmula'', falou Martorelli.

Leia a seguir a nota emitida pelo Sport ainda nesta quinta-feira, quando a calma do dia seguinte ainda era a irritação com a decisão de Baptista:

“A diretoria do Sport recebeu no início desta noite a comunicação, efetuada pela gerência de futebol, da decisão unilateral do técnico  Eduardo Batista, que se demitiu para assumir o comando do Fluminense em razão de proposta financeira mais vantajosa. O Sport lamenta a decisão do técnico, que interrompe intempestivamente a participação em projeto de longo prazo a que se comprometera com o clube, e que foi bancado pela diretoria em situações dificílimas nos anos de 2014 e 2015. O Sport, a despeito do ocorrido, continuará com seu projeto e já está à procura de profissional com o perfil a ele adequado, com os valores éticos e credibilidade necessários. A diretoria do Sport agradece ao técnico que sai os serviços prestados e deseja-lhe boa sorte nos novos desafios assumidos. No jogo do próximo domingo, o elenco será comandado pelo assistente técnico Daniel Paulista.

O Sport é maior do que todos nós!”