Blog do Boleiro

Como Luciano recebeu a notícia de que vai parar por oito meses

Luciano Borges

Nesta sexta-feira, o médico Joaquim Grava, consultor do Corinthians, vai conversar com Luciano. ''Ele tem que ter confiança de que vai se recuperar e jogar novamente. Não acabou a vida. Então vou lá, conto algumas histórias que já acompanhei e tento ajudar para ele ficar com a cabeça boa'', disse o cirurgião que vai operar o joelho direito do atleta de 22 anos. Grava que importante passar confiança ao jogador.

Luciano foi a uma clínica na região dos Jardins, em São Paulo, por volta das nove e meia da manhã. Ele foi acompanhado pelo empresário Marcos Santos. Depois de passar pela ressonância magnética, o jogador ouviu o diagnóstico dado pelo médico do Corinthians, Júlio Stancati: ''Ele teve uma lesão grave por ser associada, com o ligamento e o menisco. Será preciso reconstruir o ligamento e reparar o menisco'', disse. O próprio Dr. Júlio contou como foi a reação de Luciano: ''Ele mostrou abatimento. A primeira pergunta que fez foi quanto tempo levaria a recuperação''. O atacante que vinha bem no time titular e tinha sido convocado para a seleção olímpica, recebeu a informação mais chocante: em lesões deste tipo, a volta está prevista entre seis a oito meses.

''Ele mostrou um ar triste, mas não chorou. É um menino forte que vai superar esta situação'', disse Stancati.

Já na tarde desta quinta-feira, o jogador começou o tratamento. A recomendação é fazer sessões de fisioterapia com analgesia e estimulação elétrica no joelho. Serão duas vezes por dia até a próxima quarta-feira, quando ele deverá ser operado. O trabalho destes dias visa dar estabilidade, diminuir o edema e preparar o local para a intervenção.

Joaquim Grava já operou outros atletas com problema parecido. Sabe que a disposição do atleta e a certeza de que vai voltar a jogar bem ajudam e muito na recuperação. Por isso, o primeiro trabalho é psicológico. Afinal, não é fácil passar por este problema quando a carreira parecia recomeçar com seleção brasileira e com o Corinthians.

''Ele tem boa cabeça. Vai dar tudo certo'', acredita Grava.

Santos bate o Corinthians por 2 a 0 na Vila Belmiro