Blog do Boleiro

À espera da cirurgia, Grava garante: “Joelho de Luciano ficou excelente”

Luciano Borges

O médico Joaquim Grava, 64, será operado na manhã desta sexta-feira. O consultor médico do Corinthians vai passar por um procedimento conhecido como ablação por cateter, que visa impedir que correntes elétricas que podem causar arritmia cheguem ao átrio.

É uma cauterização que cria uma barreira fibrosa que corta o caminho. Grava tem tido episódios deste batimento irregular, chamado de fibrilar, há alguns anos.

O episódio mais violento aconteceu em fevereiro do ano passado quando Joaquim encarou torcedores do Corinthians que invadiram o centro de treinamento do time, no Parque Ecológico.

O lugar recebeu o nome de CT Joaquim Grava. ''Naquele dia, tive que ser levado às pressas para o hospital porque o coração começou a disparar, além de bater de forma irregular'', contou ao Blog do Boleiro já no apartamento no hospital onde está internado desde o final da manhã desta quinta-feira.

Na época, cerca de 100 corintianos entraram no CT sem autorização, invadiram a ala de fisioterapia e intimaram atletas, que estavam concentrados e tiveram que ser retirados dos alojamentos. Foram duas horas de terror que só terminou depois que cinco invasores conversaram o então treinador da equipe, Mano Menezes.

Há tempos, Grava vem se tratando com medicamentos para evitar novos episódios de arritmia. Isso inclui remédios anti-coagulantes para evitar que coágulos sejam formados no átrio e enviados até o cérebro.

Em conversa com o Blog do Boleiro, Grava disse que sentiu tontura logo depois de encerrar as cirurgias (três) que fez de manhã. ''Fiquei tonto, o pulso acelerou, tive uma arritmia muito forte'', afirmou às 15h30, já tratado com cloridrato de amiodarona e sob observação porque o problema ainda não tinha sido revertido.

LUCIANO: CIRURGIA BEM SUCEDIDA

Uma das cirurgias realizadas por Joaquim Grava antes de sofrer mais um episódio de arritmia, foi a reconstituição do ligamento cruzado e do menisco do joelho direito de Luciano. Segundo o médico corintiano, o procedimento foi bem sucedido. ''Foi tudo bem. A cirurgia demorou uns 40 minutos e ficou excelente'', falou.

Ele notou até uma mudança no humor do jovem atacante do Corinthians. Desde que se lesionou, ele andava cabisbaixo e preocupado. ''Ele já deixou a sala de cirurgia mais sorridente. Está mais animado agora. Deixei ele tranquilo sobre o sucesso da cirurgia'', contou Grava.